16 June 2025Portugal
  • A Indra é uma empresa com uma capacidade única na Europa para assegurar a proteção integrada do domínio aéreo e do espaço, combinando todo o tipo de sensores e sistemas — desde satélites e telescópios até sistemas antiaéreos e antidrone — sendo, além disso, um dos principais fabricantes de radares do mundo.
  • No Paris Air Show vai apresentar uma sala imersiva onde demonstrará, com total realismo, os seus avançados sistemas de comando e controlo. Na área de exposição estática e no seu stand, destacam-se o radar 
imagem

 

Lisboa, 16 de junho de 2025 – A Indra Group marca presença no Paris Air Show entre os dias 16 e 22 de junho, mostrando as suas valências enquanto empresa única na Europa através da capacidade de proteger o espaço aéreo e os ativos espaciais dos países, com uma vasta combinação de tecnologias próprias: constelações de satélites, telescópios, radares para todas as camadas e tipos de ameaça, sistemas antidrone e centros avançados de comando e controlo. Estas soluções proporcionam uma visão completa do ambiente operacional e permitem conduzir missões com a máxima eficácia.

Segundo Ángel Escribano, Presidente Executivo da Indra Group, “a Indra é uma empresa estratégica, essencial para a defesa europeia, que desenvolve sistemas de vanguarda com capacidades de dissuasão em todos os domínios, fundamentais para a condução de operações multidomínio. A empresa está a reforçar a sua capacidade industrial para produzir mais, com agilidade e eficiência, garantindo uma verdadeira superioridade militar”.

Durante o Paris Air Show, a Indra irá apresentar uma sala imersiva de grande impacto visual, localizada na zona de exposição estática, próxima da área social e de networking da Indra (área 196). Nessa sala, será possível experimentar, com realismo total, a operação de alguns dos sistemas de comando e controlo mais avançados do mundo, desenvolvidos pela empresa, entre os quais:

  • COAAAS (Centro de Operações de Artilharia Antiaérea): sistema concebido para coordenar e gerir a defesa antiaérea.
  • AIRDEF: um dos sistemas de comando e controlo aéreo mais sofisticados da Europa, atualmente em implementação em centros da Força Aérea e do Espaço de Espanha.
  • ECYSAP: sistema de consciência situacional cibernética, pioneiro na Europa, que permite planear e conduzir operações militares no ciberespaço.
  • SUCCAUL: subsistema de vigilância, controlo e coordenação aérea no contexto UAS LSS/U-Space.
  • Sistema de Análise Operacional: permite analisar, de forma sintética, cenários e situações militares, emulando qualquer tipo de sistema para apoiar a tomada de decisões.

Na área de exposição estática, a Indra apresentará: 

  • Radar tático multifunções MTR10, capaz de detetar, geolocalizar e identificar alvos tanto aéreos como de superfície com elevada precisão e rapidez, em múltiplas missões: alerta precoce, defesa aérea e antiaérea, contrabateria, contramedidas contra foguetes, artilharia e morteiros (C-RAM), entre outras. Este radar está preparado para operação em rede, sendo montado num camião de alta mobilidade, o que permite rápida deslocação e maior proteção.
  • VALERO, o novo sistema de armamento da Indra, baseado num veículo aéreo multipropósito capaz de transportar diferentes tipos de carga útil consoante a missão. Pode ser lançado a partir de aeronaves, navios ou terra.

No stand da empresa, localizado no Hall 2C, Corredor E, stand 317 (no pavilhão de empresas espanholas coordenado pela TEDAE), a Indra apresentará também o seu satélite de observação terrestre Mini4EO, preparado para transportar vários sensores de vigilância, reforçando a proteção de fronteiras, deteção de atividades ilícitas e apoio a operações estratégicas ou em zonas remotas.

Nos últimos meses, a empresa lançou a Indra Space, nova subsidiária com a qual pretende afirmar-se como um dos grandes protagonistas do setor espacial europeu e uma das poucas empresas com capacidade para cobrir toda a cadeia de valor do espaço: desde a construção de satélites e a sua operação desde terra, até à prestação de serviços de vigilância e comunicações ultrasseguras com satélites próprios.

A juntar-se a estas capacidades, está a posição da Indra como um dos líderes mundiais no desenvolvimento de radares para deteção de objetos no espaço, já entregues à Força Aérea e do Espaço de Espanha e atualmente em fabrico para a Luftwaffe (Força Aérea Alemã). Estes radares são complementados por telescópios avançados, que permitem alargar a vigilância a órbitas mais elevadas, protegendo satélites e lançamentos contra riscos de colisões com detritos espaciais ou ações hostis.

A Indra é também um dos coordenadores do programa de desenvolvimento do Sistema de Combate Aéreo do Futuro (NGWS/FCAS) e desempenha um papel-chave no desenvolvimento e evolução do Eurofighter.
Paralelamente, a empresa está a avançar com a criação da Indra Land Vehicles, uma nova empresa dedicada à produção de veículos militares e carros de combate.
 

Share