- O contrato de compra foi assinado em janeiro por 725 milhões de euros e a conclusão da transação está prevista para o final do ano
- A aquisição da Hispasat reforça a posição da Indra Group no setor dos satélites, alargando as suas capacidades em matéria de defesa e comunicações seguras
- A transação permitirá à Indra Group assumir o controlo da Hispasat e incluí-la na estrutura contabilística consolidada do grupo
- Os acionistas aprovaram a reeleição de cinco membros do conselho: quatro independentes e um administrador proprietário
Lisboa, 02 de dezembro de 2025 – A Assembleia Geral Extraordinária de Accionistas da Indra Group, realizada no passado dia 28 de novembro na sua segunda convocatória na sede da empresa em Alcobendas, Madrid, aprovou a aquisição de 89,68% do capital social da Hispasat S.A., com o apoio de 99,98% dos accionistas.
A Indra Group assinou um acordo com a Redeia Corporación a 31 de janeiro para a aquisição de 89,68% da Hispasat, operadora e fornecedora de serviços por satélite, por 725 milhões de euros.
A venda está sujeita ao cumprimento de uma série de condições suspensivas, como é habitual neste tipo de transações. Após a aprovação da Assembleia Geral da Indra Group e o cumprimento das restantes condições, prevê-se que todos os procedimentos pendentes estejam concluídos e a transação finalizada antes do final do ano, dentro do prazo previsto.
Com esta transação, a Indra Group adquire as capacidades necessárias para fabricar satélites e comercializar serviços de satélite, bem como para conceber e implementar soluções de valor acrescentado relacionadas com infraestruturas espaciais.O acordo proposto permitirá ainda à Indra assumir o controlo da Hisdesat e incluí-la nas suas demonstrações financeiras consolidadas.
“Os grandes projetos exigem grandes alianças, e acreditamos que esta é uma delas. A Hispasat traz avanços estratégicos fundamentais para a Indra”, salientou o Presidente Executivo da Indra Group, Ángel Escribano, aos acionistas. “Esta aquisição reforça as nossas capacidades industriais e tecnológicas no espaço, que não é apenas um domínio crucial para a segurança e defesa, mas também fundamental para o desenvolvimento da soberania europeia. Mantemo-nos empenhados no nosso objetivo comum de transformar a Indra numa empresa que impacta diretamente a economia e o emprego locais, ao mesmo tempo que reforça a sua capacidade de competir com as principais empresas tecnológicas e industriais europeias e globais.”
Já José Vicente de los Mozos, CEO da Indra Group, realça que “a integração do conhecimento e das capacidades da Hispasat permite-nos abranger toda a cadeia de valor e tornar-nos numa referência europeia. O espaço está a consolidar-se como um domínio estratégico, com uma crescente dualidade entre as aplicações civis e militares. Estamos a falar de questões cruciais como as comunicações seguras e a vigilância por satélite para garantir a soberania nacional e a proteção dos nossos dados privados. Além disso, a integração da Hispasat complementa as nossas capacidades no setor da defesa com uma das frotas de satélites militares mais avançadas do mundo.”
Composição do Conselho de Administração
Os acionistas presentes ou representados na Assembleia Geral aprovaram as deliberações relativas à composição do Conselho de Administração.
A recondução de três administradores independentes, María Belén Amatriain Corbi, Virginia Arce Peralta e Bernardo José Villazán Gil, bem como do Conselheiro dominical, Juan Moscoso del Prado Hernández, foi aprovada, após o termo dos seus mandatos a 28 de outubro de 2025. Foi também aprovada a ratificação e recondução de María Teresa Busto del Castillo como conselheira, após a sua nomeação por cooptação a 30 de setembro de 2025.
Por fim, os acionistas votaram a favor da nomeação de uma nova conselheira independente, María Aránzazu Díaz-Lladó Prado. Durante a assembleia, foram reconhecidos os valiosos contributos das conselheiras cessantes Coloma Armero Montes e Olga San Jacinto Martínez para o Grupo Indra.
Relativamente à proposta de deliberação submetida à Assembleia Geral no ponto 2.5 da ordem de trabalhos (Nomeação da Senhora Mónica Helena Espinosa Caldas como administradora independente), conforme informado pela Sociedade à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários de Espanha) em 26 de novembro de 2025, a Senhora Espinosa Caldas comunicou à Sociedade, por carta datada de 24 de novembro de 2025, a sua impossibilidade de aceitar o cargo.
Em consequência desta circunstância imprevista, o Conselho de Administração passa a ser composto por quinze membros, sendo 46,66% administradores independentes e 33,33% mulheres.
O Conselho tomará as medidas necessárias para iniciar um processo de seleção de um novo administrador independente, que será conduzido pela Comissão de Nomeações, Remunerações e Governo Societário, com o auxílio de uma consultoria especializada. Uma vez concluído este processo, as correspondentes propostas para recuperar os 50% de administradores independentes e a presença feminina de 37,50% serão submetidas a uma nova Assembleia Geral de Accionistas.
Sobre a Indra Group
A Indra Group (www.indracompany.com) é a principal multinacional espanhola e uma holding que impulsiona o progresso tecnológico. É constituida pela Indra, uma das empresas europeias líderes em defesa global e tecnologias avançadas, que está na vanguarda nas áreas de defesa, espaço, gestão de tráfego aéreo, mobilidade e tecnologias da informação, e pela Minsait, líder em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha, que integra as suas capacidades soberanas em IA, cibersegurança e ciberdefesa na IndraMind. A Indra Group está a construir um futuro mais seguro e melhor conectado através de soluções inovadoras, relações de confiança e os melhores talentos. A sustentabilidade é parte integrante da sua estratégia e cultura para enfrentar os desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No encerramento do exercício de 2024, a Indra Group Group tinha um volume de negócios de 4.843 milhões de euros e conta com presença local em 46 países e operações em mais de 140 países..
Em Portugal desde 1997, a Indra, com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante, conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico do país nos sectores de Defesa, Aeroespaço e Mobility e através da sua filial Minsait, nas Tecnologias de Informação