11 June 2019Portugal
  • A empresa da Indra conta com a omnicanalidade e a experiência do cliente para impulsionar a transformação digital deste sector
  • O consumidor está no centro da estratégia de crescimento das grandes empresas, com experiências à sua medida e uma aposta pela união de canais físicos e digitais que ajuda a sua fidelização e facilita o relacionamento com as marcas
  • A Minsait, parceiro tecnológico de referência na transformação da indústria e do consumo, recorda que as tecnologias disruptivas como a IA, big data, blockchain ou realidade virtual e aumentada podem marcar a diferença nos sectores industrial e de Grande Consumo português

A Minsait, uma empresa da Indra, tornou-se o parceiro chave para a digitalização do Grande Consumo em Portugal, pelo seu compromisso com a inovação e as últimas tecnologias e a sua aposta pela omnicanalidade e a experiência do cliente, como valores chave para impulsionar a transformação digital deste sector. A empresa, líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação, destacou como os novos comportamentos de compra estão associados à criação de novos espaços de experiências físicas e virtuais num âmbito onde as empresas necessitam, cada vez mais, de dar resposta a clientes que exigem novas formas de inter-relação e experiências únicas na hora de adquirir as suas marcas. 

Para a empresa, a satisfação do momento da compra e a eficiência no processo são fatores chave para o consumidor. O comércio precisa de se adaptar a estes momentos especiais e emocionais onde a compra é uma experiência e não uma obrigação e, ao mesmo tempo, de adaptar os seus processos e operações a um novo ambiente, marcado pela democratização tecnológica e pela visão cada vez mais integral (360) dos negócios da empresa.

Conscientes e facilitadores da transformação que o sector do consumo português está a vivenciar através das tecnologias mais inovadoras, a Minsait apresentou alguns dos conceitos que estão a contribuir para a sua evolução. A chegada e generalização das tecnologias e as exigências de empresas e consumidores que pedem novas experiências, contribuem para um cenário em que as ferramentas digitais e a transformação digital serão fundamentais, que se convertem no verdadeiro dinamizador do novo cenário e motor sobre o qual assenta a mudança. 

Nesta linha, a empresa de TI abordou soluções para incrementar as vendas e melhorar os resultados financeiros, tais como, sistemas de informação para monitorizar os negócios e garantir a sua rentabilidade. Foram também analisadas as mudanças que ocorrem na indústria, como a necessidade de transformar a atividade comercial no ponto de venda e inclusive, a criação de novos espaços onde coexistem o mundo digital e físico, numa aposta estratégica para obter uma visão 360º do negócio e do cliente, naquilo que é conhecido como ambiente phygital.

As novas fórmulas de distribuição, com sistemas para melhor gerir os transportes e armazéns; ferramentas e aplicações sectoriais (tais como portais web, soluções de etiquetagem, controlo aduaneiro, gestão de tarifas, frotas ou avarias...), ou soluções de gestão empresarial, são apenas algumas das áreas em que é necessário aportar valor para se adaptar aos novos cenários exigidos pelo Grande Consumo no futuro, onde tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial, analytics, blockchain ou realidade virtual e aumentada podem marcar a diferença.

Para além disso, a empresa apresentou muitas das suas soluções para otimizar operações, que a converteram num parceiro de referência para a transformação de empresas portuguesas, bem como o seu papel de prescritora na Indústria 4.0, a sua aposta na rastreabilidade end-to-end do produto ou o controlo das operações em tempo real. Desenvolvimentos que constituem um passo qualitativo na conceção que até agora se tinha dos processos de negócio e na execução destes, contribuindo para a inovação das principais empresas e instituições.

Uma oferta à medida do sector

Através da suite de soluções Onesait, a Minsait oferece uma gama completa de tecnologias orientadas a liderar a transformação digital das empresas, desde a consultoria estratégica, especializada em diversos sectores de mercado, design da marca ou comunicação, até a implementação das mais inovadoras soluções digitais, tecnologia, suporte de operações, integração e automatização.

Por exemplo, através da Minsait, a Indra é uma das principais empresas na conceção e desenvolvimento de portais de e-commerce para companhias aéreas e lançou recentemente no mercado a primeira solução para a venda em linha, de produtos frescos em tempo real, que permite ao cliente visualizar em direto a oferta disponível nesse dia deste tipo de produtos, colocando o empregado à sua disposição para um atendimento 100% personalizado.

No sector da moda, reforçou recentemente a sua oferta com a incorporação da equipa da Softfobia, uma boutique digital italiana, especializada no desenvolvimento de soluções digitais para o comércio eletrónico, web marketing e planeamento, estratégia, posicionamento e otimização de ativos digitais. No âmbito da Indústria 4.0, desenvolve projetos de vanguarda para algumas das empresas mais proeminentes do sector automóvel (onde estão a ser desenvolvidas iniciativas de grande destaque) e liderou a estratégia digital de outros coletivos, como o de Alimentação e Bebidas.
 
A Minsait desenvolve projetos e serviços em toda a cadeia de valor para clientes de primeira linha, promovendo a sua estratégia digital como base da sua especialização, com uma proposta diferencial que assenta em diversos pilares: melhoria do conhecimento e experiência do cliente (personalização da oferta, visão 360° do cliente, experiência de compra omnicanal); digitalização do ponto de venda (otimização da eficiência operacional e das atividades de venda); digitalização da cadeia de fornecimento (monitorização end-to-end de produtos e frotas, otimização de rotas, sensorização de armazéns); e iniciativas de inovação tecnológica, onde aplica tecnologias que estão a começar a mudar a conceção do negócio, como a robótica e RPA, blockchain, biometria, cibersegurança, chatbots, visão artificial ou realidade virtual e aumentada, entre outras.

Tudo isto num cenário, o português, onde a transformação digital começa a marcar o dia-a-dia das grandes empresas, empresas de consumo e pequeno comércio. Para a Minsait, é óbvio que há uma grande margem de crescimento neste mercado, sendo necessário ajudar as empresas portuguesas a capitalizar e a rentabilizar o seu potencial para alcançar um mercado muito maior", conclui.

Sobre a Minsait

A Minsait, é uma empresa da Indra (www.minsait.com), líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento sectorial, que complementa a sua elevada capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, a sua liderança em inovação, transformação digital e flexibilidade. Desta forma, concentra a sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma segmentação notável, que lhe permite alcançar impactos tangíveis para os seus clientes em cada sector, com uma abordagem transformacional. As suas capacidades e liderança estão patentes na sua oferta de produtos, denominada Onesait, e na sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira tecnológica nas principais operações de negócios dos seus clientes em todo o mundo. É líder mundial de soluções próprias, em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Espanha e na América Latina através da sua filial Minsait. O seu modelo de negócio baseia-se numa oferta integral de produtos próprios, com uma abordagem end-to-end de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 empregados, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Em Portugal

Em Portugal, desde 1997, a Indra conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização no desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços, e é um aliado estratégico em projetos-chave para o desenvolvimento económico e tecnológico de instituições e empresas.
 

Share